Old School = Escola Véia. Sim, e daí?

Beleza. Jogo Ad&d, que é um sistema que tem quase a minha idade (1a. ed. data de 1985, acho). Mas jogar velharia é jogar old school?

Pra começar, um sistema antigo não é a mesma coisa que um sistema ultrapassado. Pense um vinho bom. O tempo só fará bem a ele. Lembra da Paula Toller no início do Kid abelha? Já viu a loira ultimamente? Entende o que eu quero dizer?

Jogar Old school ou escola velha é uma forma de jogo não um jogo em sí.

Se você pensar em jogar RPG – não só AD&d – old school, você estará pensando em jogar um RPG focado no que ele é: Uma forma de se divertir.

Vamos fazer melhor. Quem começou a jogar RPG no início dos anos 90 vai lembrar dos velhos livros jogos com sisteminha Aventuras Fantásticas do steve jackson e do ian livingstone. Lembram desses? TrÊs atributos, dois d6 e um pouco de criatividade era tudo que se precisava para uma tarde de muita aventura. O sistema em si era explicado em 10 paginas, no máximo. Havia até outros livros com o sistema mais elaborado ( dungeoneer, blacksand) com habilidades extras, lista de magias e formas diferentes de montar os personagens.

“Certo. E o kico?” você me pergunta. O que você tem a ver com isso é que isso é a essência do old school. VocÊ não precisa de um calhamaço de regras pra jogar RPG. Basta algumas regras que te expliquem a mecânica básica e o resto se arruma durante o jogo com um pouco de jogo de cintura.

“Bom, mas o como isso responde a pergunta lá em cima?”.  Não tema, até aqui não há problema!! (típica citação dos personagens de Dungeoneer). Como eu dizia, jogar como escola véia não é jogar RPG com um sistema velho, muito menos com um sistema falho, mas sim jogar pelo prazer de jogar. O prazer de passar algumas horas com seus amigos trucidando orcs com seu machado depois de um duplo twist carpado só rolando um teste simples de DEX pra ganhar +2 no thaco (house rule véia essa!).

Isso significa que você não precisa ler mais um monte de livros da 4ed de D&d pra chamar seu novo grupo pra jogar. Muito menos precisa estudar todos os livros da 3.5ed pra entrar naquele grupinho de um conhecido seu. Não há mais desculpas. Aquele seu sisteminha velho, perdido no canto de sua prateleira, serve como sempre serviu no passado. Para ele voltar a te divertir, basta que você dê a ele uma nova chance olhando para ele com outros olhos.

Eu talvez não tenha sido muito claro, mas esse povo aqui já discutiu o tema um bocado e pode ajudar:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: